Luca Argel lança EP “O Vencedor / Lenço Enxuto”

Luca Argel lança EP “O Vencedor / Lenço Enxuto”

Luca Argel está de regresso com o lançamento de “O Vencedor / Lenço Enxuto”, EP que estabelece uma ponte entre o seu percurso pessoal e criativo e os temas que têm marcado a sua reflexão artística nos últimos meses. Já disponível nas plataformas digitais, este EP partilha com o novo álbum de inéditos — com saída prevista para janeiro de 2026 — o mesmo universo temático: a identidade masculina, o corpo e o afeto.

 

O EP inclui duas versões intimistas de canções que atravessaram o percurso artístico e pessoal de Luca Argel: “O Vencedor”, de Marcelo Camelo (Los Hermanos), e “Lenço Enxuto”, de Samuel Úria. Duas vozes, dois países, dois tempos — e um só tema: a vulnerabilidade masculina.

 

«Los Hermanos foi a banda da minha juventude», confessa Luca Argel. «Eu era daqueles fãs que sabia cantar todas as músicas, sem perceber que estava recebendo a minha primeira formação musical para o artista que eu poderia vir a ser.» A escolha do tema “O Vencedor” como primeira faixa deste EP surge como um gesto de devolução e gratidão. Uma canção que acompanhou Luca no início do seu caminho e que agora regressa, repensada à luz da sua maturidade artística, como um ponto de partida simbólico para o novo ciclo criativo.

A segunda faixa, “Lenço Enxuto”, nasce já da vivência de Luca Argel em Portugal e da admiração por um dos nomes mais singulares da canção portuguesa contemporânea: «O Samuel Úria é um dos compositores que mais admiro. Já tive o privilégio de dividir o palco com ele, e esta canção é frequentemente o ponto alto dos seus concertos. Já mais de uma vez recebi pedidos para a gravar, de amigos e fãs que acham que ela combina com a minha voz.»

 

O resultado é um EP que, embora composto por versões, está profundamente alinhado com o universo autoral de Luca Argel. Ambas as canções apontam para os temas centrais do novo disco e funcionam como um aquecimento emocional para o que está por vir. O Vencedor / Lenço Enxuto é também uma homenagem a duas culturas musicais — a brasileira e a portuguesa — e aos artistas que influenciaram o percurso de Luca Argel enquanto intérprete, compositor e pensador de canções.

 

🎧 OUVIR EP

 



Newsletter