Tord Gustavsen, uma das figuras de maior relevo do jazz escandinavo, estreia-se em 2003 com “Changing Places”, com a chancela da lendária editora ECM Records. O disco serve de carta de apresentação ao som de Tord Gustavsen: inovador e futurista no que respeita à liberdade musical e inventividade, retendo simultaneamente uma ligação à serenidade das paisagens escandinavas.
Tord Gustavsen edita em 2012 “The Well” – incluído na lista dos 50 clássicos imperdíveis da ECM – e em 2014 “Extended Circle”. Em 2018 lança “The Other Side”, um trabalho repleto de “momentos de absoluta beleza” e que é apresentado em Portugal em 2021, numa digressão de três datas – Castelo Branco, Caldas da Rainha e Ponta Delgada – que encanta o público português e arranca as melhores críticas. Mais recentemente, Tord Gustavsen atuou em Vila Real em 2023 e já em 2024 deu um grande concerto em Setúbal.
“Opening” (2022), o último álbum, alia a subtileza característica do jazz nórdico a ambientes harmónicos densamente poéticos e meditativos. O disco foi destacado na Pitchfork e como ‘Editor’s Choice’ na prestigiada revista Jazzwise e tem vindo a ser apresentado por toda a Europa.
Tord Gustavsen viaja pelo mundo em vários formatos, atuando em grandes festivais e prestigiadas salas de espetáculo e conta com várias distinções e prémios, tais como o Grammy norueguês (Spellemannsprisen), o prémio CHOC da crítica (França), Bell Award do melhor álbum de jazz internacional (Austrália), Gravação do Mês na revista Stereophile (EUA), Preis der Deutschen Schallplattenkritik (Alemanha), bem como Musikkpris da NOPA para melhor composição de jazz norueguês.
Em 2024, Tord Gustavsen lançará um novo álbum, completando uma trilogia de álbuns em trio pós-2018. Este também será o décimo álbum de Tord na prestigiada ECM Records, um marco importante na carreira que será devidamente assinalado com uma extensa digressão mundial que passará pelos EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Noruega e muitos outros lugares.
Uma carreira fulgurante que coloca o pianista num patamar só ao alcance dos músicos de exceção.
PRESS QUOTES
“Pode-se chamar obsessão ao canto consistente e involuntário de uma alma melancólica; mas certamente é bonito. (…) admirável a disciplina profissional de Tord Gustavsen em utilizar a estratégia que funciona melhor.” The New York Times
“A capacidade do trio de criar dúvida, alegria e ansiedade em poucas notas é de tirar o fôlego.” Downbeat
‘Tord Gustavsen parece ter via aberta para o sítio onde está guardado o segredo da ligação entre os sons e os estados de alma’ Público
‘Gustavsen é um pianista imenso’ Rimas & Batidas
AGENDA
Não existem eventos marcados