Cantando tanto em inglês como em Pashto/Afghaani, Simin Tander é dona de uma das vozes mais excitantes da cena jazz europeia atual. A sua música é caracterizada pelo seu timbre quente e poderoso e letras poéticas que reflectem as suas raízes afegãs e as suas experiências como mulher.
Tander lançou vários álbuns aclamados pela crítica e que mostram a sua versatilidade como artista. Estreia-se com ‘Wagma’, disco editado em 2012. Segue-se ‘Where Water Travels Home’, lançado em 2014, e que introduz a língua Pashto na sua música. Em 2016 assina com a lendária editora ECM e lança ‘What Was Said’, álbum a trio com o pianista Tord Gustavsen e com o baterista Jarle Vespestad e que é galardoado com o prestigiado German Record Critics’ Prize.
‘Unfading’, o seu mais recente trabalho, chega em 2020. Nele Tander parte de um renovado quarteto e idealiza um som novo, tão transparente quanto profundo. Pelas mãos do baixista Björn Meyer introduzem-se novas bases harmónicas e sons atmosféricos. O baterista Samuel Rohrer introduz sensibilidade nas percussões. A cereja no bolo é fornecida por Harpreet Bansal, violinista e violetista que, com frases de tonalidades orientais, pinta novas cores na música de Simin Tander. O álbum têm recebido excelentes críticas, sendo descrito como um trabalho “intrigante e totalmente hipnótico”.
Simin Tander já atuou em alguns dos principais festivais de jazz mundiais, como o Madrid Jazz Festival, London Jazz Festival, Montreal Jazz Fest, San Francisco Jazz Fest, North Sea Jazz Festival, Hong Kong Jazz Festival, entre muitos outros. Prepara-se agora para a estreia em palcos portugueses.
PRESS QUOTES
“Impressionante, intrigante e totalmente hipnótico” CONCERTO (AUT)
“Tander é um milagre da arte vocal” HET PAROOL (NL)
“A sua voz é verdadeiramente bela” ALL ABOUT JAZZ (EUA)
AGENDA
Não existem eventos marcados