
17 Fev Cristina Branco inicia digressão internacional em Istambul
O mais recente álbum de Cristina Branco, “Mãe” uma homenagem ao Fado tradicional, regressa aos palcos do mundo a 16 de fevereiro. Turquia, França, Países Baixos, Bélgica e Alemanha são as paragens até ao verão.
Cristina Branco sobe ao palco do CRR Konser Salonu, em Istambul, no próximo domingo, dia 16 de fevereiro, para apresentar “Mãe”, o seu mais recente álbum dedicado ao fado tradicional. Este concerto, originalmente agendado para outubro passado e adiado devido a circunstâncias extraordinárias na Turquia, marca o início de uma extensa digressão europeia que, até junho, passará por França, Países Baixos, Bélgica e Alemanha.
Em palco, Cristina Branco será acompanhada por um trio de músicos de excelência: Luís Figueiredo (piano), Bernardo Romão (guitarra portuguesa) e Bernardo Moreira (contrabaixo). O repertório abarcará não só temas do álbum “Mãe”, como também uma seleção criteriosa de fados e canções que marcaram a sua notável carreira, mantendo viva a tradição de dar voz a grandes poetas da literatura portuguesa.
A digressão de “Mãe” tem sido um sucesso assinalável desde 2023, com mais de cinquenta concertos realizados entre a América Latina, Médio Oriente, África e Europa. Um ano e meio repleto de atuações que têm incluído também “Abril – Cristina Branco Canta José Afonso”, trabalho de 2007 revisitado por ocasião das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos e que regressa em 2025 para vários concerto a anunciar em breve.
Com uma carreira consolidada internacionalmente, materializada em 18 álbuns, Cristina Branco é uma das mais relevantes vozes da música portuguesa contemporânea. O seu percurso tem sido reconhecido com diversos galardões, incluindo dois Prix Choc da revista Le Monde de La Musique e o Prémio SPA Álbum do Ano por ‘Menina’ (2016). A sua abordagem única, que funde a tradição do fado com influências do jazz e da literatura, consolidou a sua posição como embaixadora maior da cultura portuguesa no mundo.
Ao vivo no Leverkusen Jazz ’24
|
|