
13 Mar Cícero é o novo artista da Locomotiva Azul
Músico brasileiro prepara tour de apresentação em Portugal do novo álbum “Concerto 1”. Uma inovadora experiência ao vivo, com uma orquestra projetada num ecrã, que pode ser vivida como concerto, teatro ou cinema.
Em 2025, Cícero embarca na digressão “Concerto 1”, um espetáculo simultaneamente intimista e expansivo, no qual uma orquestra projetada num ecrã executa arranjos clássicos dos seus maiores sucessos, acompanhando o artista no seu formato mais essencial: voz e violão.
Este espetáculo inédito, orquestral, reúne todos os êxitos do seu repertório, transportando para os palcos o disco homónimo que acaba de ficar disponível em todas as plataformas digitais de música. Neste novo registo, o cantautor apresenta 10 versões orquestradas dos seus maiores sucessos, incluindo “Tempo de Pipa”, “Capim-limão” e “Por Botafogo”.
Com arranjos de Felipe Pacheco, que já trabalhou com nomes como Gal Costa, as músicas de Cícero ganham uma dimensão de música clássica: um quarteto de cordas e um quinteto de sopros executam os temas extraídos os seus álbuns anteriores, quase sempre com estética low-fi. Com isso, melodias de Casiotone transformam-se em flautas, baixos em clarones e guitarras em trompetes, levando o universo de Cícero a diferentes séculos da música.
Cícero é um nome já bem conhecido do público português, não só pela relação que estabeleceu com o seu álbum de estreia, “Canções de Apartamento” (2011), mas também pelas várias digressões que realizou no nosso país. Dono de uma mente inquieta, o compositor e produtor carioca construiu uma sólida obra que tem sido acompanhada por um público fiel e que faz deste artista um dos mais escutados dentro e fora do Brasil.
Após o premiado álbum de estreia, seguiram-se as digressões do experimental “Sábado” (2013), do solar “A Praia” (2015), do expansivo “Cícero & Albatroz” (2017), do existencial “Cosmo” (2020) e, agora, de “Concerto 1”.
No 2.º semestre de 2025, Cícero lança um novo disco de inéditos, o primeiro a contar com colaborações (feats). Para além de expandir os horizontes musicais da já vasta obra de Cícero, este trabalho promete inaugurar uma nova experiência de espetáculo e um novo ciclo na sua carreira.