19 Fev Tindersticks editam novo álbum ‘Distractions’
Antes de encerrarem a digressão de 2020 de No Treasure but Hope, os Tindersticks já tinham em mente um novo tipo de álbum, que lhes permitisse explorar novas possibilidades. Assim nasce Distractions, o 13.º álbum da banda de Nottingham, editado pela City Slang Records e distribuído em Portugal pela Popstock!.
Distractions é um álbum de renovação, da qual Man Alone é prova maior: uma jornada de onze minutos pelas ruas de Londres, sob a influência de drum machines e baixos hipnotizantes que se vão fundindo com a voz narcótica de Stuart Staples proferindo os mantras “No, I’m not greedy for the sky no more” e “Can’t stop the fadin”. Man Alone pinta uma banda inquieta, em busca de si mesma.
Distractions surge num contexto de pandemia. Por essa razão, o processo de gravação teve as suas dificuldades. “Gravar remotamente não funciona para nós” afirma Staples “mas encontrámos uma maneira e em Julho o álbum foi esboçado e misturado em Setembro”. O confinamento “é definitivamente uma parte do álbum, mas o álbum não é uma reação ao mesmo (…) não é um álbum do confinamento”.
O álbum compõe-se de quatro originais e três covers: A Man Needs a Maid de Neil Young, You’ll Have To Scream Louder dos Television Personalities e Lady With the Braid de Dory Previn, música que Staples descobriu na escola secundária por recomendação – aparentemente improvável – de um professor de inglês que sabia do seu amor pelos Joy Division.
Os Tindersticks actuaram em Portugal em 2020, passando por Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa e Porto, no âmbito da digressão do álbum No Treasure But Hope (2019), uma co-produção da Locomotiva Azul e Produtores Associados
TINDERSTICKS – DISTRACTIONS
1. Man alone (can’t stop the fadin’)
2. I imagine you
3. A man needs a maid (Neil Young cover)
4. Lady with the braid (Dory Previn cover)
5. You’ll have to scream louder (Television Personalities cover)
6. Tue-moi
7. The bough bends
Ouvir Distractions: tindersticks.lnk.to/distractions