16 Mai O Jazz Árabe Psicadélico de Yazz Ahmed chega, no dia 20 de Maio, a Braga
No dia 20 de maio, próximo sábado, a trompetista, compositora e produtora Yazz Ahmed chega ao Theatro Circo para mostrar o porquê de ser considerada como uma das artistas que moldará o jazz na próxima década.
Trompetista, compositora e produtora talentosa, a artista britânica do Bahrein, Yazz Ahmed, tem vindo a ser globalmente aclamada pela crítica internacional bem como pelos seus pares no jazz.
Estreia-se, em 2011, com “Finding My Way Home”, no qual explora, ao lado de músicos como Shabaka Hutchings ou Janek Gwizadala, a sua herança árabe musical, revisitando as suas memórias de infância no Bahrein. Este disco arrecadou fortes elogios pela prestigiada Jazzwise Magazine, que a considerou como uma das estrelas do futuro do jazz.
O seu álbum “La Saboteuse” (2017) ganhou o prémio de Álbum do Ano de Jazz na revista The Wire.
O seu terceiro disco, “Polyhymnia” (2019), como descreve no seu Bandcamp, é uma “celebração da coragem, determinação e criatividade femininas”, obra comissionada pela organização britânica Tomorrow’s Warriors, na qual retrata e homenageia mulheres e figuras míticas do universo da música, poesia e dança. Com ele já conquistou várias críticas elogiosas, entre elas a da Jazz FM que o considerou o Álbum de Jazz do Ano. Este disco levou ainda a Downbeat Magazine a considerá-la uma das artistas que irá moldar o futuro do jazz na próxima década.
Após inúmeros títulos de melhor álbum do ano, em 2020, Yazz Ahmed é galardoada com o prémio Ivor Novello Award for Innovation e incluída, pela prestigiada revista Downbeat, na lista das 25 artistas que definirão o futuro do jazz.
Yazz Ahmed é uma presença assídua em Portugal. Em 2021, deslumbrou o público de Ponta Delgada com um concerto no festival PDL Jazz e, mais recentemente, em 2022, atuou no CCC nas Caldas da Rainha, integrada no festival Caldas Jazz.
Chega, agora, ao Theatro Circo, no dia 20 de maio, para um espetáculo em que revisitará a sua notável discografia. A não perder!
CITAÇÕES DE IMPRENSA
“Um dos nomes mais promissores do Jazz mundial”, PÚBLICO (2021)
“O seu concerto parece ter concentrado o tempo e contrariado o avanço dos ponteiros do relógio, sinal habitual de excelência”, RIMAS E BATIDAS (2021)
“Yazz não é só um dos principais nomes do jazz britânico, é também uma figura importante no movimento de jazz mais global”, JAZZWISE (2021)