Cristina Branco em digressão na América Latina

Cristina Branco em digressão na América Latina

Cristina Branco inicia esta sexta-feira uma extensa digressão pela América Latina no âmbito do Festival Fado. Bogotá, Lima, Santiago do Chile, Buenos Aires e Rio de Janeiro são as paragens que acolherão o último álbum ‘Mãe’ nos seus palcos. Em Portugal, o próximo concerto está agendado para 30 de Novembro na Casa da Música, Porto.

 

Cristina Branco entra em Novembro com uma extensa digressão pela América Latina, integrada no Festival Fado. Com inicio esta sexta-feira, dia 10, em Bogotá (Colombia), Branco actuará ainda no dia 14 em Lima (Peru), dia 16 em Santiago do Chile e dia 17 no Centro Cultural Kirchener em Buenos Aires (Argentina). A 21 de Novembro, a digressão de ´Mãe´ chegará ao Rio de Janeiro.

Já de regresso a Portugal, Cristina Branco subirá ao palco da Casa da Música, no Porto, no dia 30 de Novembro seguindo no dia 1 de Dezembro para Lagoa, onde actuará no Auditório Carlos do Carmo.

Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Luís Figueiredo no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo são os habituais parceiros de palco que acompanharão Cristina Branco ao longo desta jornada.

Editado a 22 de Setembro de 2023, o mais recente ‘Mãe’ movimenta-se na solenidade que envolve o fado, na magia que se encontra quando se mergulha na música mas também na emoção que as palavras traduzem, nas respirações das suas vírgulas, na intensidade dos seus silêncios. O arranque, assinalado com a primeira amostra do disco, ‘Senhora do Mar Redondo’, é disto exemplo perfeito, um diálogo a quatro vozes, onde as palavras de Lídia Jorge são interpretadas como se de um manto de libertação se tratassem. Em ‘Mãe’ Cristina Branco tem o Fado Tradicional como ponto de partida. E de homenagem.

Somando 26 anos de carreira, 18 álbuns editados e inúmeros concertos em todo o mundo, Cristina Branco é uma incontornável embaixadora da cultura portuguesa. A sua obra é um enorme contributo para a divulgação e defesa da música, da língua e dos autores portugueses. No seus discos, Cristina dá voz a diferentes gerações de autores como António Lobo Antunes, Maria do Rosário Pedreira, José Afonso, Manuela de Freitas, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Pedro da Silva Martins, Mário Laginha, Teresinha Landeiro, Jorge Cruz, Francisca Cortesão, entre muitos outros.

É no palco que tudo se conjuga. Os concertos de Cristina Branco são conhecidos pela sua intensidade emocional e habilidade técnica, a sua interpretação ao vivo transcende a experiência musical das gravações.

 

PRESS QUOTES

‘É possível ouvir este disco como se de um bailado se tratasse (…) O resultado é sempre surpreendente. E belo, há que dizê-lo.’
4/5 in 
Time Out, 01.10.23

‘O disco novo de Cristina Branco leva o título de “Mãe”. (…) É, mais uma vez, um diamante. (…) Branco regressa ao fado tradicional e conserva o que é fundamental: a verdade.’
Valter Hugo Mãe, in Notícias Magazine, 08.10.23

‘O fado foi a sua “porta de entrada” na música, mas Cristina Branco diz que levou 26 anos para chegar à sua essência. Mãe, o disco que assinala esse encontro (…)’  
4.5/5 in Público, 21.10.23

 



Newsletter